< Voltar

Carga lotação e transporte dedicado: entenda as principais diferenças

Apesar de confundidos algumas vezes, carga lotação e transporte dedicado não são a mesma coisa. Entender melhor essas modalidades de transporte é imprescindível para um gerente logístico, principalmente quando o seu objetivo é aumentar a eficiência e qualidade das entregas de sua empresa.

O transporte de cargas e a consequente entrega do produto ao consumidor finaliza o processo de vendas de uma empresa e, exatamente por isso, precisa ser um procedimento rápido, seguro e adequado ao tipo de mercadoria transportada.

Nesse conteúdo serão abordadas as principais diferenças entre os modelos de carga lotação e o transporte dedicado, bem como as vantagens e melhores aplicações de cada um deles. Portanto, trata-se de uma leitura obrigatória para quem deseja aprimorar seus conhecimentos sobre logística e se tornar um profissional mais qualificado.

Conheça a carga lotação

A área de logística é permeada de termos técnicos e específicos, exigindo dos profissionais envolvidos dedicação e tempo para estudo e atualização.

A carga lotação é exemplo de um termo que pode gerar dúvidas, mas que, na verdade, possui um conceito simples de se compreender.

De modo geral, quando tratamos de uma carga lotação — também conhecida como carga fechada —, estamos nos referindo à situação de que a carga a ser transportada ocupa todo o compartimento do caminhão ou precisa ser transportada separada de outros produtos.

Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de transporte?

É possível perceber que a carga lotação possui características interessantes e que, quando utilizada adequadamente, pode trazer benefícios importantes para as empresas. Observe as vantagens desse modelo de transporte de cargas:

1. Baixo custo

A primeira vantagem a ser destacada se refere ao baixo custo da carga lotação, principalmente quando a comparamos à carga fracionada e ao transporte dedicado.

Em resumo, como o transporte é feito com o compartimento inteiramente fechado — é possível aproveitar o máximo de espaço disponível —, não há operações intermediárias e o deslocamento constante das mercadorias dentro do caminhão — o que contribui para aumento das perdas.

Ademais, existem taxas exclusivas para as cargas fracionadas e, por óbvio, sua empresa ficará isenta.

2. Disponibilidade

Apesar da vantagem apresentada, é preciso se atentar ao fato de que quando a empresa necessita de um transporte por carga lotação, necessariamente, ela deverá investir em uma frota de caminhões maior e diversificada.

Ou seja, para que tenha sempre disponibilidade para cumprir com as entregas, o negócio deve contar com caminhões que atendam à demanda com qualidade e eficiência.

Nesse caso, é interessante avaliar a contratação de uma transportadora experiente no mercado, já que uma terceirizada terá a estrutura necessária para tal trabalho.

Conheça o transporte dedicado

No caso do transporte dedicado, ainda que a carga não preencha todo o compartimento do caminhão, ela não será transportada por meio da carga fracionada.

Seja por razões técnicas ou por necessidade de exclusividade, o transporte será realizado especificamente para a carga. Em outras palavras, o caminhão transportará apenas a mercadoria contratada, mesmo que sobre espaço no compartimento.

Quais as vantagens e desvantagens desse modelo?

O transporte dedicado é uma modalidade bastante utilizada em nosso país, sendo a melhor escolha quando necessita-se transportar mercadorias de apenas uma empresa, sem o compartilhamento dos caminhões.

Entenda melhor as vantagens e desvantagens desse modelo:

1. Exclusividade

É preciso enfatizar que esse é um modelo de transporte que preza pela exclusividade. Existem mercadorias que exigem esse cuidado pois podem ser contaminadas por outras cargas — produtos perecíveis, como as frutas, por exemplo.

Com o uso do transporte dedicado esse problema é minimizado, já que sua empresa terá à sua disposição um veículo exclusivo para o transporte de sua mercadoria, assegurando sua integridade sem que isso represente atrasos na entrega.

2. Rastreabilidade da mercadoria

Transportadoras mais eficientes possibilitam que a empresa contratante acompanhe o status da entrega em tempo real, proporcionando mais segurança e assertividade às entregas efetuadas.

Esse é um benefício que facilita bastante o trabalho do gerente de logística, além de contribuir para a maior satisfação de seus clientes, posto que transmite a certeza de que a carga será entregue e ainda permite que eles acompanhem o andamento do processo.

3. Pode ter um custo maior

Uma desvantagem a ser apresentada está relacionada ao custo final desse modelo de transporte. Em alguns casos ele pode ser mais caro que os demais modelos, já que nem sempre o caminhão viaja com sua capacidade total.

O custo de um frete é composto por vários aspectos e a distância e o prazo de entrega são fatores que não variam conforme o volume da carga. Por isso, viajar com o caminhão com espaço disponível pode significar desperdício de tempo e dinheiro.

Carga lotação e transporte dedicado: saiba qual a melhor opção

Mesmo com as informações apresentadas acima, dúvidas quanto ao modelo de transporte ideal são perfeitamente possíveis.

No entanto, salienta-se que não existe uma resposta exata para essa dúvida, pois tudo deve variar de acordo com o objetivo, prazo e o tipo de carga que sua empresa precisa transportar.

Um bom gerente logístico deve compreender que, a depender da situação vivenciada, a opção correta poderá ser a carga completa ou o transporte dedicado, isto, é a definição do que é mais viável será feita com base nas necessidades e características de cada viagem e mercadoria.

Nesse cenário, pode-se concluir que os conhecimentos hoje adquiridos servirão de embasamento para que você faça uma escolha acertada e se beneficie de cada uma dessas modalidades, o que, certamente, contribuirá para a conquista de uma logística mais eficiente ao seu negócio.

Concluindo, a carga lotação e o transporte dedicado são duas modalidades de transporte rodoviário bastante utilizadas pelas empresas e cada uma delas possuem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens. Ao aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, o gestor estará mais preparado para trabalhar em prol de sua empresa, sabendo adequar o modelo certo às suas necessidades, além de assegurar que suas mercadorias serão entregues no prazo correto, com segurança e eficiência.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Deixe o seu comentário abaixo e nós teremos o prazer em ajudá-lo!


Veja Também